terça-feira, 20 de outubro de 2009

Texto pessoal

Eis o o texto pessoal que o Hamilton fez. Peço que comentem para irmos acrescentando informações para bolarmos outros textos, pré-textos finais, diria.


Papel do psicólogo e postura ética diante dos seus pacientes

Cujo, a responsabilidade dentre essa ciência que perpassa por um processo constante dentre a sociedade e suas concepções do mesmo, o psicólogo deverá se atualizar e definir e redefinir seus conceitos, para não cair em seus próprios conceitos e até mesmo nos próprios preconceitos, pois o papel do psicólogo diante da sociedade passa por uma estrema responsabilidade ao lidar com os seres humanos.

Segundo o conselho federal de psicologia (CFP), cuja publicação em 1999 e citada em entrevista com a psicóloga Janaina Leslão Garcia, integrada ao grupo de trabalho GLBTTT do CRP-SP.

    Artigo 1º - Os psicólogos atuarão segundo os princípios éticos da profissão, notadamente aqueles que disciplinam a não discriminação e a promoção e o bem-estar das pessoas e da humanidade.Artigo 2º - Os psicólogos deverão contribuir, com seu conhecimento, para uma reflexão sobre o preconceito e o desaparecimento de discriminações e estigmatizações contra aqueles que apresentam comportamentos ou práticas homoeróticas.
    Artigo 3º - Os psicólogos não exercerão qualquer ação que favoreça a patologização de comportamentos ou práticas homoeróticas, nem adotarão ação coercitiva tendente a orientar homossexuais para tratamentos não solicitados.
    Parágrafo único - Os psicólogos não colaborarão com eventos e serviços que proponham tratamento e cura das homossexualidades.
    Artigo 4º - Os psicólogos não se pronunciarão, nem participarão de pronunciamentos públicos, nos meios de comunicação de massa, de modo a reforçar os preconceitos sociais existentes em relação aos homossexuais como portadores de qualquer desordem psíquica. (Entrevista:Janaina Leslão Garcia.Orientação sexual questão de gênero.A regra é clara. CRP-SP,Resolução:1/1999)

Todavia, o psicólogo deverá partir do pressuposto que o psicólogo não poderá parti dos seus próprios conceitos sobre as definições dos seres e, suas devidas relações, tendo em vista que a orientar para aceitação dos problemas e das suas patologias de acordo com cada ser humano, entretanto, a forma que o Homem ou a mulher definem se, relacionar não cabe ao psicólogo, seja em quaisquer situação definir, pois não se trata de uma doença

Cujo, os psicólogos deverão ter uma postura ética e moral diante de alguma situação, pois a orientação de gênero se trata de questões delicadas e o psicólogo deverá evitar pronunciar questões ofensivas e até mesmo preconceituosas.

Contudo, sabemos que esse campo ainda é objeto de muita pesquisa como citado por Janaina Leslão Garcia.

      P - Até que ponto os psicólogos estão preparados para tratar das questões envolvendo orientação sexual e questões de gênero?
      Janaína - Esse campo ainda é objeto de muitos estudos. Os psicólogos que participaram da 1ª Conferência Nacional GLBT, ocorrida em junho, em Brasília, colocaram a necessidade de produzir conhecimentos para lidar adequadamente com essas questões. Uma dificuldade é que esses temas nem sempre são abordados durante a formação. De qualquer forma, a Resolução 01/99 do Conselho oferece uma diretriz clara: a de que orientação sexual não é doença e, portanto, não pode ser abordada como tal.”

Ou seja, o trabalho do psicólogo é árduo ele deverá estudar muito antes de fazer definições sobre os seres, pois podemos ser levados por conceitos enviáveis na profissão que exercemos, tendo em vista que o psicólogo deverá sempre escutar os familiares, quando é envolvido em questões de orientação sexual, pois assim o trabalho em questão sujeito se tornará em grupo para fornecer questões para não afetar o individuo na sua vida no dia a dia,

Portando, homossexualidade não é tratável, nos nossos conceitos como psicólogo, e aqueles que irem aquém deste principio poderá ser punido por estar indo contra os nossos princípios éticos da profissão.

Hamilton Ricardo Ferreira

5 comentários:

  1. Hamilton,
    Seu texto ficou muito bom, mesmo! Como eu já havia dito. Temos que fazer agora um texto abordando os outros textos com temas em relação a homossexualidade na adolescência e unirmos a este ponto que se refere o seu texto.

    Mardon,
    O quê você acha??

    Mais alguém??

    ResponderExcluir
  2. Ah, Mardon, assina as suas mensagens nos comentários do blog!!! Rsrs...

    Évelyn

    ResponderExcluir
  3. hamilton, seu texto ficou muito bom mesmo. e évelyn, quanto a desunião, não foi por parte de todos já que alguns se fechavam para as preocupações dos outros... como é reta final, precisamos nos reunir para definir direito a parte de cada um, os textos que o hamilton conseguiu postar são muito bons e agora eh sentarmos para discutirmos sobre o assunto, pois da maneira que o grupo está disperso, não sairá nada produtivo, já que o trabalho é em grupo, todos devem participar e não sobrecarregar uns e outros como está acontecendo. precisamos nos reunir essa semana ainda...

    abraços


    Laís.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, vamos nos reunir galera, pois esse tema obtém muitas polêmicas é uma responsabilidade,tnnto na sociedade e na nossa profissão, em relação a ética e a moral..

    Valeu galera, penso que seria bom todos opinarem com respeito ao nosso grupo como vamos chegar ao trabalho final.

    ResponderExcluir
  5. hamilton,muito bom seu texto,preciso de toda sua sapiência na elaboração da história em quadrinhos...

    ResponderExcluir